Ovulação Feminina – Como saber o Dia da Ovulação

Subscribe to our mailing list

* indicates required

Subscribe to our mailing list

* indicates required
Ovulação Feminina - Como saber o dia da ovulação

Ovulação Feminina – Como saber o dia da ovulação

Ovulação Feminina pode até parecer um assunto muito difícil de entender ou complexo demais, mas não é. E para quem está pensando em engravidar é muito importante esse tipo de conhecimento para o cálculo período fértil, ou seja, para saber os dias em que as chances de engravidar são maiores.

Ovulação Feminina – para que saber o dia da ovulação?

Saber o dia da ovulação é de fundamental importância para um casal que quer ter filhos. Afinal, estudos mostram que uma mulher só é fértil 10 horas por mês. Imagine o tamanho da importância de saber o momento certo de se fazer as tentativas. Antes de qualquer coisa, vamos começar pelo básico e explicar o que é o ciclo menstrual.

O que é ciclo menstrual?

O ciclo menstrual nada mais é do que as mudanças fisiológicas que acontecem no sistema reprodutor feminino de mulheres em idade fértil, que são desencadeadas por variações hormonais específicas. Este ciclo pode ser dividido em fases, sendo que uma delas é a Ovulação Feminina. O início do ciclo é contado a partir do primeiro dia da menstruação, e a ovulação se dá mais ou menos no meio deste ciclo, de 24 a 36 horas após um pico de LH (hormônio luteinizante).

A Ovulação Feminina costuma ocorrer 14 dias antes da próxima menstruação. Então se uma mulher tem um ciclo de 30 dias, por exemplo, o dia da ovulação será o 16º deste ciclo. Este cálculo pode apresentar alguma variação se o ciclo da mulher for muito irregular; o estresse pode ser uma causa dessas grandes variações. Hoje em dia é possível usar uma calculadora da fertilidade para facilitar  a descoberta do momento certo da Ovulação Feminina.

Para saber mais sobre ovulação feminina, ciclo menstrual, melhor posição para engravidar, cisto no ovário e como fazer para engravidar veja os artigos de nosso site.

Subscribe to our mailing list

* indicates required

One Trackback

  • [...] O período fértil calculado pela tabelinha para engravidar é a época na qual existe a maior chance de engravidar. Para fazer os cálculos é necessário ter anotado a duração dos ciclos menstruais anteriores. A data provável da ovulação, ou o dia fértil para engravidar, é 14 dias antes da próxima menstruação, além deste dia, considera-se período fértil também os 3 dias que o antecedem e um após ele. Desta forma, através da tabelinha para engravidar, chega-se num período fértil de 5 dias, estes 5 dias é quando ocorre a ovulação feminina. [...]

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *